Brasã
o da Casa Legislativa

Câmara Municipal de Catanduva

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo



Emitindo Relatórios Administrativos


Tanto o usuário autenticado como o não autenticado podem selecionar e gerar qualquer um dos relatórios, que são apresentados na tela para visualização ou para impressão. Esses relatórios possuem o conteúdo dinâmico em termos de atualização; ou seja, os dados refletem a situação do momento em que foram gerados.

Relatórios


Emitindo Lista das Atas das Sessões

Para emissão deve ser informada a quantidade de atas que se deseja visualizar. Por padrão, caso nada seja indicado, as últimas 50 (cinquenta) atas serão apresentadas, por ordem descendente de data.


Nome do Campo

Instruções para Preenchimento

Data Inicial

Informe a data no formato dd/mm/aaaa relativa ao início da(s) Sessão, a partir do qual deseja realizar a consulta.

Data Final

Informe a data no formato dd/mm/aaaa relativa a ultima Sessão, da qual deseja realizar a consulta.

Termos

Informe a(s) palavra(s) que corresponde(am) ao(s) termo(s) a ser(em) pesquisado(s) no texto da ATA da Sessão.

As pesquisas por data ou por termos da Ata da Sessão são excludentes.


A partir da versão 2.0, o Sapl realiza pesquisas pelo método booleano.
A busca booleana suporta as seguintes operações:

+
Um sinal de mais precedente indica que esta palavra deve estar presente no texto. Ex:
  +servidor +vantagens
  ... ambas as palavras estarão presentes.

-
Um sinal de menos precedente indica que esta palavra não deve estar presente em qualquer parte do texto.
  +utilidade +pública -orgão
  ...as palavras “utilidade“ e “pública“ mas não “órgão“.

Por padrão (quando nem mais nem menos é especificado) a palavra é opcional, mas os textos que a contém serão avaliadas positivamente.
  prefeitura executivo
  encontra registros que contenham pelo menos uma destas palavras

( )
Parenteses são usados para agrupar palavras em subexpressões.
  +servidor +(férias vencimentos)
  ... “servidor“ e “férias“, ou “servidor“ e “vencimentos“ (em qualquer ordem)

< >
Estes dois operadores são usados para alterar a contribuição de uma palavra no valor de relevância que atribuído a um registro.
O operador < reduz a contribuição e o operador > a aumenta. Veja o exemplo abaixo.
  +servidor +(vencimentos)
  ... “servidor“ e “férias“, ou “servidor“ e “vencimentos“ (em qualquer ordem), mas avalia “servidor“ e “vencimentos“ melhor que “servidor“ e “férias“.

~
Um til precedente atua como um operador de negação, tornando negativa a contribuição da palavra para a relevância do registro. Ele é útil para marcar palavras “ruidosas“. Registros com tais palavras terão uma avaliação mais baixa que outras.
  terrenos ~desincorpora
  ...contenham as palavras terrenos ou desincorpora, porém se a palavra “desincorpora“ aparecer muito, o registro ter´ uma avaliação negativa.

*
Um asterisco é um operador de truncamento. Diferente dos outros operadores, ele deve ser inserida ao fim da palavra, não deve ser precedente.
  terrenos -desincorpora*
  ...contém a palavra terrenos e não contenha a palavra desincorpora, desincorporado, desincorporação, etc

A frase que é colocada entre aspas duplas “, coincide apenas com registros que contenham esta frase literalmente, como foi digitada.
  “desafetação de área pública“
  ... não apresenta “desafetação de áreas públicas“ .

A partir da versão 2.0 do SAPL passou a ser possível também a pesquisa por palavra contida no texto da ATA. Basta informar a palavra desejada no campo “Texto”, na parte inferior da tela de pesquisa. Na lista de resultados aparecerão todas as ATAS que contenham o termo pesquisado em qualquer parte do arquivo contendo o texto integral, desde que seja um arquivo de formato .doc, .pdf, .txt, .html, .htm ou .xml 

Emitindo Relatório de Proposituras por Tipo, Autor e Ano

Para emissão deste relatório deve ser informado o parâmetro ano, ao qual as proposituras selecionadas para contagem se referem. No relatório constarão as quantidades relativadas as proposições elaboradas no ano informado, agrupadas por TIPO e AUTOR. O relatório é gerado para visualização e/ou impressão das quantidades no ano indicado. Os anos disponíveis, para seleção no parâmetro, são aqueles nos quais existem proposições. Portanto, o ano que não tenha proposição é omitido. As quantidades são apresentadas por autor, que estão em ordem alfabética, e, também, separadas por tipo em cada autor. A impressão, efetivamente, deve ser feita utilizando-se essa função do navegador. Antes porém, clique em impressão para eliminar o cabeçalho e o menu lateral da página.

Emitindo Relatório de Proposituras por Autor

Para emissão deste relatório deve ser informado o parâmetro ano, ao qual as proposituras selecionadas se referem. No relatório constarão resumos das proposições elaboradas no ano informado, agrupadas por autor. O relatório é gerado para visualização e/ou impressão da lista resumida por ano e autor. Os autores são listados em ordem alfabética. Somente anos que possuem matérias aparecem para seleção. A impressão deve ser feita utilizando-se a função disponível no navegador. Antes, porém, clique em impressão no menu horizontal acima, para retirar o cabeçalho e o menu lateral.

Emitindo Relatório de Matérias em Tramitação

Para emissão deste relatório, alguns parâmetros devem ser informados como: ano de apresentação, tipo de matéria, localização atual e status da tramitação, sendo que o parâmetro ano é obrigatório e os demais opcionais. No relatório constarão as matérias legislativas por ordem de ano, tipo, local e status, que atendam aos requisitos dos parâmetros informados. Vale observar que este relatório tem a finalidade de auxiliar o processo de gestão e controle da tramitação em andamento de matérias legislativas na Casa. Portanto, somente constarão no resultado as matérias que se encontram em tramitação no momento da geração deste relatório. Para impressão utilize a função do navegador logo após clicar em impressão na barra de menu horizontal acima para a retirada do cabeçalho e do menu lateral.

Emitindo Relatório de Presenças nas Sessões Plenárias

A finalidade deste relatório é mostrar o percentual de presença dos parlamentares nas sessões plenárias com base nos registros de presenças, tanto da sessão propriamente, quanto da ordem do dia. Utiliza todas as sessões cadastradas com pelo menos um registro de presença no período indicado pelas datas de início e fim. Não havendo 100% de presença veja se o parlamentar está, eventualmente, em exercício parcial do seu mandato.

Emitindo Relatório de Histórico de Tramitações

A finalidade deste relatório é informar dados sobre o histórico de tramitações das matérias legislativas havido na casa legislativa de acordo com parâmetros indicados. Alguns parâmetros devem ser informados como: período, localização, tipo de matéria e status da tramitação, preferencialmente nessa ordem, sendo obrigatório apenas o período, que já vem previamente informado com as datas limites - mais antiga e a mais atual - das tramitações existentes. Para alterar o período, basta sobrescreve-lo. Ainda relativo aos parâmetros, vale ressaltar que estão disponíveis somente aqueles que tiveram alguma matéria em tramitação, caso contrário, não constará na lista disponíbilizada para seleção. Por exemplo: suponha que esteja definido um local denominado Comissão Especial e que nunca houve tramitação para lá. Neste caso, na lista de Localizações o local em questão não estará disponível para seleção. Procedimento análogo é dado aos outros parâmetros Tipo Matéria e Status da Tramitação. Em razão da diversidade de informações, o relatório detalha apenas as proposições cujas informações atendam aos parâmetros fornecidos, sendo que para os demais casos, onde o parâmetro permaneceu todos fornece somente as quantidades de tramitações encontradas, sem detalhar quais são as proposições, exceto se a ordem informada localização, tipo matéria e status da tramitação, for respeitada. Isto é, não informar tipo sem informar local e não informar status sem informar tipo e local. Para impressão utilize a função do navegador logo após clicar em impressão na barra de menu horizontal acima para a retirada do cabeçalho e do menu lateral.